LEIA MAIS SOBRE O COLETIVO NO FINAL DA PÁGINA.

terça-feira, 8 de junho de 2010

A LIBERTAÇÃO ANTES DA EMANCIPAÇÃO SOCIAL

É pela emancipação do ser humano que reivindicamos. É por uma mudança social, por uma política horizontal, pela igualdade entre os povos. Assim seguimos nossa luta, almejando melhorias em nossa sociedade. Mas o que fazemos pela liberdade de hoje enquanto o dia da emancipação não chega?

É importante manter o bem estar da consciência para que a mente esteja relaxada, pois só assim o pensamento trabalha de forma mais produtiva. Cuidar do próprio bem estar é libertar a mente de prisões.

A arte em suas diversas facetas é uma forma de libertação, de mudança social enquanto não se alcança a emancipação, ao mesmo tempo em que pode ser uma ferramenta para o próprio objetivo de mudança social.

O simples fato de não se resignar aos costumes impostos por uma sociedade desigual já cria um espaço autônomo pessoal com forte valor de libertação, mesmo que seja algo interior. A arte é uma forma de criar esse espaço interior, possibilitando a sensação de liberdade, mesmo ainda inseridos em um sistema em que as correntes precisam ser quebradas.

Escrever, pintar, atuar são exemplos de expressões artísticas que trazem pronto alívio às tensões e que podem carregar e propagar idéias libertárias, sendo assim um espaço autônomo imediato e um passo a mais rumo à conscientização popular para a luta social.

Ao mesmo tempo em que a arte é ação, ela é um descanso para a mente. Funciona como um reparo na consciência que age de forma livre pelo objetivo da emancipação.

Procurar alguma arte com a qual se identifique e fazer dela um refúgio para as pressões cotidianas é trabalhar a mente para propagar a necessidade de libertação social e ajudar a si mesmo a encontrar a libertação da própria mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário