LEIA MAIS SOBRE O COLETIVO NO FINAL DA PÁGINA.

terça-feira, 8 de junho de 2010

VEGETARIANISMO LIBERTÁRIO: MUITO ALÉM DA ALIMENTAÇÃO

O que leva um indivíduo a adotar uma dieta vegetariana? Preocupação estética? Saúde? Paladar exigente?
Obviamente cada vegetariano carrega o seu motivo individual, mas o que poucos compreendem é que o vegetarianismo vai muito além de uma questão alimentar.
Falaremos do vegetarianismo sob uma visão libertária para compartilhar os motivos pelos quais adotamos essa escolha.
Ser libertário é, a principio, defender a liberdade de cada ser. Não nos limitamos em apoiar apenas a liberdade do ser humano, posto que todo aquele que anda sobre a terra é munido de sentimentos. Defendemos a libertação animal e o fim de sua exploração pelo homem, já que os animais não são capazes de se defender sem o nosso apoio. O vegetarianismo é uma maneira de impactar as indústrias responsáveis por tal exploração, além de ser uma dieta saudável e variada.
Mas isso não é tudo. O simples fato de não comer carne é por si um cuidado com o meio ambiente, já que a indústria da carne é responsável por grande parcela da poluição de rios e da atmosfera, despejando toneladas de resíduos e agentes tóxicos que contribuem inclusive para a deterioração da camada de ozônio.
Além disso, a criação de gado exige mais recursos do que o cultivo de vegetais, desperdiçando água e cereais. 80% da soja produzida no mundo é usada como alimentação de gado para a indústria da carne, sendo que esses cereais poderiam ser usados para alimentar populações famintas; mais da metade da água consumida no mundo é destinada a criação de gado, quando seria mais produtivo utilizar essa água para o cultivo de cereais para o nosso próprio consumo. E isso são apenas alguns exemplos do impacto causado pelo consumo de carne.
Entre tantos pontos econômicos, éticos, ambientais e até mesmo em cuidado à vida, adotamos o vegetarianismo como atuação pelo respeito aos animais, pela preservação do meio ambiente, por questões econômicas e por uma refeição seguramente saudável e saborosa. Por isso entendemos que o vegetarianismo é também uma postura libertária. Sugerimos que busque mais informações sobre o vegetarianismo. Garantimos que é fácil e agradável adotar essa dieta e estilo de vida.


FONTES DE INFORMAÇÃO:
Sociedade Vegetariana Brasileira
Projeto Esperança Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário